miniatura

A melanose colónica, também frequentemente designada por pseudomelanose colónica, é uma condição médica benigna e assintomática caracterizada pela descoloração acastanhada ou negra da mucosa do cólon. Esta pigmentação resulta da acumulação excessiva de lipofuscina (um pigmento de desgaste celular) no interior dos macrófagos presentes na lâmina própria do intestino grosso, e não da melanina propriamente dita, o que torna o termo tecnicamente um equívoco terminológico. A condição é mais comummente detetada de forma incidental durante a realização de exames endoscópicos, como a colonoscopia, onde a parede intestinal apresenta um padrão visual semelhante a «pele de cobra» ou «pele de leopardo», variando em intensidade desde estrias ténues até uma pigmentação densa e contínua que pode estender-se por todo o intestino grosso, embora seja mais prevalente no cego e no cólon ascendente.

A etiologia desta condição está intrinsecamente ligada ao consumo crónico e prolongado de laxantes estimulantes do grupo dos antraquinónicos, que incluem substâncias como o sene, a cáscara-sagrada, o ruibarbo e o aloé. O mecanismo fisiopatológico envolve a indução de apoptose (morte celular programada) das células epiteliais do cólon por parte destes compostos químicos; os restos celulares resultantes são subsequentemente fagocitados por macrófagos, que migram para a lâmina própria e convertem os detritos em pigmento de lipofuscina. Devido à sua forte correlação com o uso de laxantes, a melanose colónica é frequentemente interpretada pela comunidade médica como um marcador visual de obstipação crónica severa e de dependência de medicação para a motilidade intestinal, refletindo os hábitos de automedicação do paciente ao longo de meses ou anos.

Do ponto de vista clínico e prognóstico, a melanose colónica é considerada uma entidade patológica inofensiva, não possuindo potencial de malignização nem estando diretamente associada a um aumento do risco de cancro colorretal. No entanto, a sua presença pode ter implicações diagnósticas importantes, uma vez que o contraste escuro da mucosa pode, por um lado, facilitar a identificação de pequenos pólipos claros que se destacam no fundo pigmentado ou, por outro lado, mascarar lesões planas se a pigmentação for extremamente densa. É crucial notar que a condição é totalmente reversível; após a cessação do uso de laxantes antraquinónicos, a pigmentação tende a desaparecer gradualmente num período que varia habitualmente entre seis a doze meses, à medida que os macrófagos carregados de pigmento são eliminados ou substituídos, devolvendo à mucosa a sua aparência rosada e saudável característica.

Referências

https://aimgfzonanorte.pt/wp-content/uploads/2025/01/relato-de-caso-V3-Melanose-Colica-o-lado-negro-dos-laxantes.pdf https://www.jcol.org.br/pdfs/24_4/15.pdf

Categoria:Gastroenterologia Categoria:Doenças do trato gastrointestinal Categoria:Doenças do sistema digestivo Categoria:Patologia